quinta-feira, junho 11, 2009
II Torneio de Futsal Masculino
No passado dia 30 de Maio do presente ano, realizou-se o II Torneio de Futsal Masculino no Gimnodesportivo de Moimenta da Beira. Participaram neste torneio 12 equipas pertencentes a grupos de jovens da Diocese de Lamego.
O dia começou bem cedo. Eram 8h00 e já duas equipas mostravam os seus dotes futebolísticos no campo. Entre alguns bocejares, corridas lentas dos jogadores e o apoio da imensa plateia constituída por quatro elementos, começou-se a avizinhar um dia que se previa ser maravilhoso e, diga-se de passagem, que começou muito bem com a vitória dos N@vegantes. Os grupos foram chegando pouco a pouco, contribuindo para o aumento da imensa plateia (desta vez a sério). Até à hora do almoço, tudo decorreu com a maior das normalidades, entre vencedores e vencidos, a alegria e o convívio foram, sem dúvida, uma presença constante. No entanto, o ratinho do estômago começou a acordar, teve assim que se providenciar o manjar dos atletas. Este foi fornecido pelo Secretariado e preparado pelo Licínio, Leandro e Ângela, que foram incansáveis, um bem-haja a eles!
As equipas iam almoçando alternadamente para que se pudessem continuar os jogos sem interrupções, sempre com aquela boa disposição e alegria que caracteriza estes jovens seguidores de Cristo.
Depois da barriguinha cheia, seguiram-se os jogos acompanhados por uma plateia ao rubro, com bombo, pandeireta e as vozes que abrilhantaram mais a festa. Foi bonito de se ver o companheirismo entre as equipas e as próprias claques, parece que TODOS se apoiavam mutuamente. Contribuíram também para este ambiente de alegria, a disponibilidade e atenção dadas pelo professor Sérgio e pelas empregadas de limpeza que foram impecáveis, tal como as óptimas condições do pavilhão. E daqui parte um agradecimento profundo ao município de Moimenta da Beira, na pessoa do seu Vice-presidente Dr. Luis Carlos Silva.
A hora da decisão final aproximava-se, os arrepios no peito e os nervos miudinhos tomavam conta de todas as equipas e respectivas claques. Neste momento, foi particularmente interessante ver a maneira subtil com que o Pe. Diamantino e o Pe. Jorge limparam o campo, preparando-o assim para a subida das principais estrelas ao pódio. Em primeiro lugar ficou o grupo de jovens de Pereiros, em segundo o grupo de jovens de Parada de Ester e em terceiro o grupo de jovens de Penajóia. No entanto, todos os outros receberam medalhas de participação e estão igualmente de parabéns. Pois o mais importante não era ganhar, mas sim participar e conviver com todos os outros grupos.
As equipas iam lanchando à medida que recebiam as medalhas. Este lanche foi também fornecido pelo Secretariado que, com tantas idas ao Ecomarché, aconselha-se que durante os próximos dois anitos não volte lá.
Regressamos a casa com um sorriso rasgado no rosto e na nossa bagagem mais um dia diferente proporcionado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil que, como tantos outros, fica guardado na nossa memória a longo prazo. Porque na de curto prazo ficam as muitas lesões dos jogadores que aparentemente estavam em boa forma, mas que até ao correr mancavam.
Para finalizar, sugerimos que num próximo torneio levem uma equipa médica com todos os recursos possíveis, pois as lesões parece que se multiplicavam a cada jogo. No próximo dia 06 de Junho acreditamos que as meninas vão ensinar muito aos rapazes.
Animadoras:
Milene e Ingride
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário