quarta-feira, junho 01, 2011

XXVI Jornada Diocesana da Juventude

       No passado dia 28 de Maio, a Paróquia de Touro, no Arciprestado de Vila Nova de Paiva, recebeu as XXVI Jornadas da Juventude da Diocese de Lamego. Foi a primeira vez que este tipo de encontros se realizou no Arciprestado de Vila Nova de Paiva.
       Cerca de 800 jovens marcaram presença nas Jornadas, que mobilizaram também um grande número de sacerdotes da Diocese.
       Por volta das 09h30, começou a ser feita a recepção dos participantes que, através de uma caminhada pelas ruas do Touro, tiveram oportunidade de reflectir nalguns aspectos da doutrina cristã. Estas Jornadas Diocesanas tiveram o mesmo tema das Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizarão em Madrid, no próximo mês de Agosto: "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Col 2, 7).
       Ao meio dia, teve início a Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho que, na homilia, animou os jovens a uma vida cristã consciente e mais empenhada nas comunidades paroquiais. O Sr. Bispo animou ainda os jovens a procurarem corresponder à vocação que Deus concede a cada cristão, com coragem e generosidade.
       Estas Jornadas serviram também para marcar o encerramento das acções vocacionais que os Seminários de Resende e de Lamego realizaram, ao longo deste ano pastoral, em todas as paróquias do Arciprestado de Vila Nova de Paiva.
       Da parte da tarde, a banda S. Sebastião, de Meâs do Campo (Diocese de Coimbra), animou a tarde, com músicas de mensagem de inspiração cristã. As Jornadas terminaram com a Cerimónia do Envio, e com a nomeação do Arciprestado de S. João da Pesqueira como destino das próximas Jornadas Diocesanas da Juventude, a realizar no ano de 2012.

Fátima Jovem 2011

       Uma vez mais a Diocese de Lamego respondeu à chamada. Aqui fica um vídeo de acolhimento aos jovens que iam chegando a Fátima. O vídeo é da responsabilidade dos jovens de Tabuaço, integrados em Lamego: