sábado, maio 23, 2009

Houve Jornada!!! (II)



Foi no passado dia 17 de Maio que se realizou a XXIV Jornada da Juventude, que decorreu no Santuário de Santa Maria de Cárquere, concelho de Resende, sob o Tema “Ele me amou-e e entregou-Se por mim” (Gal, 7,20)..
Há semelhança do ano anterior, a jornada de 2009, decorreu com um plano similar, sendo organizada em três partes principais: Caminhada, Eucaristia e recreativa.
Iniciou-se pelas 9.30h da manhã quando em cima de uma carrinha alguns jovens davam as boas vindas aos participantes, cantando e tocando, congregando os jovens para que pudessem iniciar a caminhada.

Ao longo da caminhada que levava até ao recinto da eucaristia, encontravam-se diversas encenações, que segundo um esquema perfeito nos iam sendo apresentadas. Foram encenadas as bodas de Canã, a passagem bíblica onde os jovens pescadores foram chamados por Jesus a pregar o evangelho e a cura do cego. Encenações completas e cheias de vida, que levavam os intervenientes a experimentarem as emoções que Jesus poderia ter transmitido naqueles tempos a todos os seus contemporâneos. Agora e em Santa Maria de Cárquere foram os jovens a poderem levar para casa essa mesma experiencia , que os pequenos grandes “actores” espectacularmente representaram e de forma exímia levaram a todos uma nova experiencia cristã.

Num dos momentos da caminhada os jovens podiam também confessar-se, haviam vários sacerdotes à disposição para que quem tivesse desejo pudesse recolher-se e reconciliar-se para assim entrar no recinto da eucaristia mais preparado.
O recinto da eucaristia estava munido com diversas tendas, que se podiam visitar. A tenda dos Combonianos, a tenda dos Escuteiros e a tenda do Senhor na qual cada um podia entrar e rezar. Nesta tenda, foram muitos aqueles que sentados no chão, frente ao Santíssimo e em silêncio se encontraram com Ele.

Dada por finda a caminhada, iniciou-se a eucaristia presidida pelo Sr. Bispo D. Jacinto Botelho que acompanhado por todos os sacerdotes do arciprestado de Resende fizeram deste momento o ponto mais alto do dia. A encenação do evangelho, levada a cabo pelos seminaristas do seminário menor de Resende, a encenação da paz apresentada pelos jovens de Cárquere acrescentou brilho a todo o momento. Os jovens presentes mostravam-se verdadeiramente felizes pela experiencia de partilha daqueles momentos, apresentada com entusiasmo e vivacidade.

Finda a eucaristia partiu-se para o almoço e pelas três horas retomaram-se as actividades, dando lugar à parte recreativa. As apresentações foram várias, todos os grupos de jovens queriam mostrar as suas encenações ou apresentar as suas músicas o que deu à tarde um gosto especial e com muita cor.
Para terminar em beleza, realizou-se a Oração de Envio presidida pelo Sr. Cónego Joaquim Rebelo, não só para encerrar o dia fantástico, mas também para se anunciar a jornada do próximo ano. Em 2010 a jornada será realizada no Arciprestado de Penedono. Este arciprestado levou como marca a Cruz da Jornada, gentilmente oferecida pelo arciprestado de Resende, e a Chama da jornada que acompanha as várias edições desde há muitos anos.

Foi um dos momentos mais emocionantes, não só pela carga emocional de termos chegado ao fim, mas também porque ver todos os jovens agarrarem a Cruz e passarem-na de mão em mão para a levarem até aos jovens de Penedono demonstrou que este dia valeu a pena e transformou os seus corações.
Para o secretariado da pastoral juvenil, vai um forte abraço, que estas edições tenham muitos e longos anos pela frente, para que os jovens possam reescrever sempre a História de Cristo e aproximar-se dele cada vez mais….

Catarina Valente

Houve Jornada!!!


Mais um ano, mais uma Jornada. Desta vez, realizada em santa Maria de Cárquere, sob o olhar atento da Mãe ao encontro do Filho.
Tendo como tema “Ele amou-me, e entregou-se por mim”, os jovens de toda a Diocese foram convidados a ‘partir’, a saírem das suas terras bem cedinho, indo ao Seu encontro.
Acolhidos por alguns elementos do Secretariado, começamos a despertar para um dia que se viria a revelar fantástico. Convidados a fazer o ‘caminho’, encontramos os animadores que nos fizeram participar em alguns jogos que fizeram transparecer a alegria, a força, o entusiasmo, próprios da juventude.

Ao longo do percurso foi solicitada a nossa entrega à reflexão, ao recolhimento, à entrega, este ano, meditando sobre os Sacramentos da Ordem e do Matrimónio e São Paulo.
Participando activamente em cada momento proposto, seguimos em direcção à meta, ansiando chegar ao ponto alto, que dá todo o sentido a esta caminhada: o encontro com Jesus na Eucaristia. Presidida pelo nosso querido bispo D. Jacinto Botelho, que nos brinda sempre com as suas palavras de encorajamento, animada por um excelente coro e contando com momentos marcantes, dotados de enorme significado, como a encenação do Evangelho e a representação no momento da Paz.

Da parte da tarde, muitos foram os grupos de jovens que apresentaram um cântico, ou uma encenação relacionados com o tema da jornada. Desta forma, mostrando a vontade de se aproximar do ‘Amiguinho’ (Jesus), de O seguir, de amar e se entregar come Ele fez por nós.
Como habitualmente, o dia terminou com a Celebração de Envio e dando-se a conhecer o local da Jornada do ano seguinte.

Despedimo-nos, assim, de Resende com a entrega do testemunho, da Cruz de Cristo e entregando a chama que representa a nossa Fé e que esperamos que nunca se apague…


PENEDONO! Até ao próximo ano!
Animadora Marlene