quinta-feira, junho 11, 2009

II Torneio de Futsal Masculino


No passado dia 30 de Maio do presente ano, realizou-se o II Torneio de Futsal Masculino no Gimnodesportivo de Moimenta da Beira. Participaram neste torneio 12 equipas pertencentes a grupos de jovens da Diocese de Lamego.
O dia começou bem cedo. Eram 8h00 e já duas equipas mostravam os seus dotes futebolísticos no campo. Entre alguns bocejares, corridas lentas dos jogadores e o apoio da imensa plateia constituída por quatro elementos, começou-se a avizinhar um dia que se previa ser maravilhoso e, diga-se de passagem, que começou muito bem com a vitória dos N@vegantes. Os grupos foram chegando pouco a pouco, contribuindo para o aumento da imensa plateia (desta vez a sério). Até à hora do almoço, tudo decorreu com a maior das normalidades, entre vencedores e vencidos, a alegria e o convívio foram, sem dúvida, uma presença constante. No entanto, o ratinho do estômago começou a acordar, teve assim que se providenciar o manjar dos atletas. Este foi fornecido pelo Secretariado e preparado pelo Licínio, Leandro e Ângela, que foram incansáveis, um bem-haja a eles!
As equipas iam almoçando alternadamente para que se pudessem continuar os jogos sem interrupções, sempre com aquela boa disposição e alegria que caracteriza estes jovens seguidores de Cristo.
Depois da barriguinha cheia, seguiram-se os jogos acompanhados por uma plateia ao rubro, com bombo, pandeireta e as vozes que abrilhantaram mais a festa. Foi bonito de se ver o companheirismo entre as equipas e as próprias claques, parece que TODOS se apoiavam mutuamente. Contribuíram também para este ambiente de alegria, a disponibilidade e atenção dadas pelo professor Sérgio e pelas empregadas de limpeza que foram impecáveis, tal como as óptimas condições do pavilhão. E daqui parte um agradecimento profundo ao município de Moimenta da Beira, na pessoa do seu Vice-presidente Dr. Luis Carlos Silva.
A hora da decisão final aproximava-se, os arrepios no peito e os nervos miudinhos tomavam conta de todas as equipas e respectivas claques. Neste momento, foi particularmente interessante ver a maneira subtil com que o Pe. Diamantino e o Pe. Jorge limparam o campo, preparando-o assim para a subida das principais estrelas ao pódio. Em primeiro lugar ficou o grupo de jovens de Pereiros, em segundo o grupo de jovens de Parada de Ester e em terceiro o grupo de jovens de Penajóia. No entanto, todos os outros receberam medalhas de participação e estão igualmente de parabéns. Pois o mais importante não era ganhar, mas sim participar e conviver com todos os outros grupos.
As equipas iam lanchando à medida que recebiam as medalhas. Este lanche foi também fornecido pelo Secretariado que, com tantas idas ao Ecomarché, aconselha-se que durante os próximos dois anitos não volte lá.
Regressamos a casa com um sorriso rasgado no rosto e na nossa bagagem mais um dia diferente proporcionado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil que, como tantos outros, fica guardado na nossa memória a longo prazo. Porque na de curto prazo ficam as muitas lesões dos jogadores que aparentemente estavam em boa forma, mas que até ao correr mancavam.
Para finalizar, sugerimos que num próximo torneio levem uma equipa médica com todos os recursos possíveis, pois as lesões parece que se multiplicavam a cada jogo. No próximo dia 06 de Junho acreditamos que as meninas vão ensinar muito aos rapazes.



Animadoras:
Milene e Ingride

À Tua Procura…


Foi esta a mensagem que alguns jovens do Arciprestado de Lamego quiseram viver e transmitir nos dias 22, 23 e 24 de Maio, ao participarem num fim-de-semana itinerante.
Este teve início com uma vigília de oração na paróquia de Almacave, para que cada um se pudesse preparar da melhor forma para os dias que iria viver.
No sábado, dia 23, a manhã começou em Ferreirim, onde todos os jovens tiveram oportunidade de conhecer e praticar alguns jogos tradicionais mais antigos como: o espeto, o pião, o tunda e a corrida do pneu. Foi com muita satisfação que pudemos ver os jovens alegres e entusiasmados por estarem a praticar jogos que os seus pais viveram na infância.
Para repor as forças e o fôlego a manhã terminou com um almoço partilhado.
À última badalada das 15 horas já os jovens estavam reunidos na paróquia de Cambres para dar início a um pedy-papper. Aqui tiveram de palmilhar muito terreno para conseguir dar as respostas certas. O entusiasmo era tal que nem a chuva os fez parar.
Às 18 horas, e para alimentar o espírito, todos os jovens participaram e animaram a Eucaristia.
De seguida, e para alimentar o corpo, a paróquia de Cambres ofereceu o jantar.
Para acabar o dia em beleza, a paróquia da Sé preparou uma noite de espectáculo, onde todos puderam dar azo à sua veia artística cantando e interpretando músicas bem conhecidas de todos.
O dia 24, Domingo Dia do Senhor, foi vivido ao seu redor numa Eucaristia na paróquia de Magueija. No final, todos rumaram em direcção ao centro paroquial para o almoço oferecido pela junta de freguesia local.
Importante será dizer que quem viveu estes dias ficou muito mais rico, quer de espírito, quer de amizade.
Obrigado a Ti que nos trouxeste a este convívio.
Célia Pereira Cardoso

quarta-feira, junho 10, 2009

No dia 16 de Maio


No dia 16 de Maio, mais uma vez, teve lugar a jornada diocesana da juventude. Desta vez o lugar escolhido foi o Santuário de Nossa Senhora de Cárquere, em Resende.
Logo pela manhã o tempo não inspirava muita confiança. Nevoeiro e chuva fraca atacavam o palco do grande acontecimento daquele dia. Mas felizmente com o passar dos minutos e com a união da nossa oração ia-se tornando real a realização da tão aguardada jornada.
A Jornada Diocesana é sempre encarada como o ponto alto do ano pastoral juvenil, o culminar do percurso de fé e convivência feita ao longo do ano e o convergir de um trabalho árduo de muitos rostos diferentes em cada cantinho da diocese. Falar em jornada diocesana da juventude é, para mim, sinónimo de entusiasmo, emoção, alegria, dinamismo e criatividade.
Pois claro, este ano não foi diferente! Foram muitas centenas de jovens que não resistindo ao convite de alguém ou à sua própria curiosidade e entusiasmo decidiram rumar a Resende e passar um dia diferente.
Desta vez, o tema forte e mobilizador da jornada foi “ Ele amou-me e entregou-Se por mim”, como um subtema também aliciante e ousado “ uma partida, um caminho, uma chegada”.
Todos os jovens que tiveram a oportunidade e a coragem de viver este dia foram convidados a fazer uma breve caminhada até a uma meta previamente definida.
No inicio da caminhada foi feito o acolhimento por vários jovens animadores e pelos grupos de Escuteiros que estavam presentes. Todos embarcaram nesta viagem após as interessantes dinâmicas de “partida”. Ao longo do “caminho” foram feitos muitos jogos, ecoaram muitos cânticos e existiram importantes momentos de reflexão sobre os Sacramentos do Matrimónio, Ordem e Penitência.
Atingida a “meta” tão esperada, os jovens continuaram com enorme alegria, todos juntinhos, mas claramente diferenciados e identificados pela cor do seu arciprestado. Antes da Eucaristia e durante de toda a celebração, o cenário que se podia observar era fantástico. A cor, a vida, a juventude estavam presentes e contagiavam toda a gente.
Mas, tudo o que tínhamos vivido durante a manhã era claramente insignificante comparativamente ao momento que estávamos prestes a vivenciar, a Eucaristia.
A Eucaristia é sempre o momento alto de revelação. É a manifestação do amor e da presença constante do Jovem Sedutor entre o Seu povo. Estou certa que essa força e alegria que sempre brotam de Jesus, sobre quem decide segui-Lo, contagiou, naquele final de manhã, muitos coraçõezinhos.
Desde a mensagem do Evangelho, onde somos convidados a confiar incondicionalmente no Mestre da vida, passando pelo momento da paz, onde a criatividade e o dinamismo jovem representaram fielmente o poder da presença do Grande Amigo na nossa vida, passando pelas palavras determinadas, encorajadoras e esperançosas do nosso Bispo, a Eucaristia deste dia foi o verdadeiro sacramento de amor e gratidão.
À Eucaristia seguiu-se o almoço que foi feito em espírito de partilha, o que o tornou também especial.
Ao inicio da tarde reunimo-nos mais uma vez para a tarde lúdica. Este era o momento para muitos jovens, inseridos nos seus grupos ou como arciprestado partilharem números de mensagem ou meramente lúdicos. Foi muito agradável perceber o empenho, o trabalho e a dedicação de tantos jovens na preparação e encenação de tão diversificados números. Jesus estava ali, de uma forma tão viva e tão próxima, que facilmente o nosso coração O tocava.
O convívio, o entusiasmo e alegria foi constante e contagiante ao longo de todo o dia.
No final, a oração do envio veio trazer mais esperança e força aos nossos corações. A certeza de que não caminhamos sozinhos e que somos seres extraordinariamente amados pelo Pai acompanha-nos neste novo caminho que a partir de agora iniciamos. Porque a cada chegada sucede uma nova partida.
No próximo ano, contamos com a tua alegria, com o teu entusiasmo, com a tua energia para preparamos uma caminhada aliciante rumo à próxima Jornada Diocesana da Juventude que terá lugar em Penedono!

Animadora Iolanda