quarta-feira, junho 10, 2009

No dia 16 de Maio


No dia 16 de Maio, mais uma vez, teve lugar a jornada diocesana da juventude. Desta vez o lugar escolhido foi o Santuário de Nossa Senhora de Cárquere, em Resende.
Logo pela manhã o tempo não inspirava muita confiança. Nevoeiro e chuva fraca atacavam o palco do grande acontecimento daquele dia. Mas felizmente com o passar dos minutos e com a união da nossa oração ia-se tornando real a realização da tão aguardada jornada.
A Jornada Diocesana é sempre encarada como o ponto alto do ano pastoral juvenil, o culminar do percurso de fé e convivência feita ao longo do ano e o convergir de um trabalho árduo de muitos rostos diferentes em cada cantinho da diocese. Falar em jornada diocesana da juventude é, para mim, sinónimo de entusiasmo, emoção, alegria, dinamismo e criatividade.
Pois claro, este ano não foi diferente! Foram muitas centenas de jovens que não resistindo ao convite de alguém ou à sua própria curiosidade e entusiasmo decidiram rumar a Resende e passar um dia diferente.
Desta vez, o tema forte e mobilizador da jornada foi “ Ele amou-me e entregou-Se por mim”, como um subtema também aliciante e ousado “ uma partida, um caminho, uma chegada”.
Todos os jovens que tiveram a oportunidade e a coragem de viver este dia foram convidados a fazer uma breve caminhada até a uma meta previamente definida.
No inicio da caminhada foi feito o acolhimento por vários jovens animadores e pelos grupos de Escuteiros que estavam presentes. Todos embarcaram nesta viagem após as interessantes dinâmicas de “partida”. Ao longo do “caminho” foram feitos muitos jogos, ecoaram muitos cânticos e existiram importantes momentos de reflexão sobre os Sacramentos do Matrimónio, Ordem e Penitência.
Atingida a “meta” tão esperada, os jovens continuaram com enorme alegria, todos juntinhos, mas claramente diferenciados e identificados pela cor do seu arciprestado. Antes da Eucaristia e durante de toda a celebração, o cenário que se podia observar era fantástico. A cor, a vida, a juventude estavam presentes e contagiavam toda a gente.
Mas, tudo o que tínhamos vivido durante a manhã era claramente insignificante comparativamente ao momento que estávamos prestes a vivenciar, a Eucaristia.
A Eucaristia é sempre o momento alto de revelação. É a manifestação do amor e da presença constante do Jovem Sedutor entre o Seu povo. Estou certa que essa força e alegria que sempre brotam de Jesus, sobre quem decide segui-Lo, contagiou, naquele final de manhã, muitos coraçõezinhos.
Desde a mensagem do Evangelho, onde somos convidados a confiar incondicionalmente no Mestre da vida, passando pelo momento da paz, onde a criatividade e o dinamismo jovem representaram fielmente o poder da presença do Grande Amigo na nossa vida, passando pelas palavras determinadas, encorajadoras e esperançosas do nosso Bispo, a Eucaristia deste dia foi o verdadeiro sacramento de amor e gratidão.
À Eucaristia seguiu-se o almoço que foi feito em espírito de partilha, o que o tornou também especial.
Ao inicio da tarde reunimo-nos mais uma vez para a tarde lúdica. Este era o momento para muitos jovens, inseridos nos seus grupos ou como arciprestado partilharem números de mensagem ou meramente lúdicos. Foi muito agradável perceber o empenho, o trabalho e a dedicação de tantos jovens na preparação e encenação de tão diversificados números. Jesus estava ali, de uma forma tão viva e tão próxima, que facilmente o nosso coração O tocava.
O convívio, o entusiasmo e alegria foi constante e contagiante ao longo de todo o dia.
No final, a oração do envio veio trazer mais esperança e força aos nossos corações. A certeza de que não caminhamos sozinhos e que somos seres extraordinariamente amados pelo Pai acompanha-nos neste novo caminho que a partir de agora iniciamos. Porque a cada chegada sucede uma nova partida.
No próximo ano, contamos com a tua alegria, com o teu entusiasmo, com a tua energia para preparamos uma caminhada aliciante rumo à próxima Jornada Diocesana da Juventude que terá lugar em Penedono!

Animadora Iolanda

Sem comentários: