sexta-feira, março 20, 2009

"Unidos no amor"


No passado dia 7 de Março realizou-se em Penedono, um dia de preparação da Quaresma. Os destinatários foram os jovens, e estiveram presentes cento e cinquenta, de toda a nossa diocese.
Esta preparação teve como tema “Unidos no amor”. Era objectivo deste dia de formação levar os jovens a descobrir no Matrimónio uma forma de entrega e doação semelhante à de Cristo pelos homens.

O dia começava com o convite a reflectir sobre: “O que é para ti o matrimónio?” Com a ajuda de textos bíblicos os jovens puderam repensar as ideias preconcebidas que tinham acerca deste sacramento.

Nem sempre a aprendizagem sobre o que é o matrimónio acontece como deveria. Muitas crianças, adolescentes e jovens não recebem o melhor exemplo dos pais. Novelas, livros e filmes dão ideias erradas sobre o relacionamento entre homem e mulher.
O matrimónio também é um chamamento. Todos somos chamados ao amor ao outro, esse é o chamamento fundamental que Deus faz a todos. À semelhança das alianças que Deus fez com o seu povo, também o matrimónio constitui uma aliança entre homem e mulher, estando sempre Deus presente nesta união. Os quatro pilares fundamentais da união matrimonial são a fidelidade, liberdade, indissolubilidade e fecundidade.

Durante a tarde deste dia podemos contar ainda com a presença de três casais que amavelmente partilharam as suas experiências connosco. Com os relatos da sua vida, os jovens puderam perceber que só com muito amor, compreensão, respeito mútuo e fé em Deus se consegue ser feliz unido ao outro.
Este dia culminou com a Eucaristia, na qual os jovens puderam agradecer a Jesus por mais esta oportunidade e entregar-Lhe a sua vivacidade e alegria.

Todos os jovens participantes nesta preparação sentiram-se mais ricos. Pois partilharam com os outros os seus pensamentos e experiências, mas também dos outros receberam algo.

Animadoras Catarina Igreja e Letícia Moura

Sem comentários: